quinta-feira, 19 de abril de 2007

Rótulos


Quando se fala em rótulos dentro da música pesada, ou em qualquer outro estilo musical, muitas controvérsias surgem, gerando, por conseqüência, muita polêmica.Os rótulos musicais, em geral, são muito odiados por 10 de cada 9 músicos, porém seus fãs e a mídia sempre procuram rotular a música que fazem. Mas afinal, qual a importância dos rótulos para a música em geral?
Para a música em si, acredita-se que os rótulos não têm nenhuma importância, pois se cada banda compor suas músicas pensando em que rótulo irá se encaixar, não estará sendo honesta consigo mesma, e muito menos com seus fãs. Até aí, é muito compreensível a abominação por parte dos músicos diante dos rótulos. Porém, para a mídia, e principalmente para os fãs, os rótulos são muito importantes, e porque não eficientes?
Não adianta querer dizer que o Cannibal Corpse, por exemplo, é só heavy metal. Os rótulos ajudam os fãs a distinguirem suas preferências dentro do rock e do heavy metal, assim como ajudam a mídia especializada a divulgar a música com maior clareza, principalmente em resenhas de discos o que tal banda propõe com suas composições. Mesmo nas rodas de amigos, o rótulo se torna muito importante. Quando você conhece um som que nenhum de seus amigos havia escutado antes, o rótulo vai ajudá-lo muito a descrever a banda que você conheceu,ou pelo menos aproximar mais seus amigos da música que essa banda faz. Nas lojas de discos especializadas em rock e metal, é muito mais fácil achar o cd que você procura quando as bandas estão organizadas por rótulos ou, como é mais comum, por ordem alfabética.
Portanto, os rótulos têm importância sim, e qualquer banda que se preze sabe muito bem que o som que faz sempre pende para um dos segmentos do estilo que propõe.

Mas afinal o que são rótulos?


Como nos dedicamos mais a música pesada, vamos falar sobre os rótulos que são segmentos tanto do rock n´ roll, quanto do heavy metal.
Quando se fala de rock n´ roll, fala-se de um estilo musical que foi crescendo muito, e hoje, talvez, é um dos estilos mais populares do mundo. Com o passar do tempo dentro do rock n´roll, foram surgindo novos segmentos, sempre tendo como base (raiz) o rock. Alguns exemplos de rótulos que surgiram dentro do rock n´roll: rock progressivo, rock psicodélico, hard rock, rockabilly, classic rock, entre dezenas de outros.
O mais curioso de todos é o hevay metal, que também surgiu como um dos filhos do rock n´roll, porém foi criando suas próprias particularidades, o qual acabou se tornando um gênero musical. Assim como todo estilo musical, o heavy metal criou novos segmentos, e de uns tempos pra cá, a coisa foi aumentando tanto que alguns rótulos tornaram-se totalmente desnecessários e muito detalhadores. Por exemplo, pra que chamar uma banda de dark ambient metal? Com certeza trata-se de algo relacionado ao metal mais obscuro, como o gothic metal. Dentro do heavy metal, temos segmentos que resumem bem a proposta de cada banda como o death metal, o thrash metal, o black metal, o doom metal, o heavy metal tradicional e o metal melódico. Mas, ultimamente, surgiram mais rótulos, como o prog metal, o gothic metal, o new metal, o melódic death metal, e também os absurdos epic metal, dark metal, metal medieval (havia heavy metal nessa época?), pagan metal e centenas de outros.
O punk rock também surgiu como filho do rock n´roll, mas igualmente ao heavy metal tornou-se um gênero da música mundial e gerou seus próprios filhos como o hardcore e o terrível poppy punk.
Alguns rótulos surgiram com a mistura de vários elementos dos gêneros rock, punk e heavy metal, ou até mesmo de rótulos com rótulos. Por exemplo, o crossover é a mistura do heavy metal com o punk/hardcore, que teve como pioneiro do estilo o grupo D.R.I., que é muito cultuado tanto por punks quanto por headbangers. No Brasil a banda Ratos de Porão ousou misturar hardcore com thrash metal , chegando a ser chamados de traidores do movimento.
Como podemos ver os rótulos vão surgindo. Alguns são justificáveis e outros extremamente desnecessários, porém isso é uma bola de neve que só tende a crescer. Mas explicar cada segmento desses três gêneros do qual falamos já é outra história.

Vitor Hugo Franceschini

2 comentários:

  1. olá aqui é o felisberto(vocalista e batrerista da banda deep silence)AGRADEÇO MUITO A COLABORAÇÃO EM FORMA DE DIVULGAÇÃO NAO SÓ DA BANDA MAIS VARIAS BANDAS DA CENA BRASILEIRA. TODOS DA BANDA MANDA UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Olha é muito dificil achar alguém que se posicione sobre esse ance de rótulos. Eu sou totalmente a favor de uma classificação que ajude a diferenciar o som, afinal, não é tudo a mesma coisa. Só acho muuuito chato quando uma banda faz uma moçoroca com seu estilo. Não basta ser death ou thrash, tem que ser speed thrash/death metalcore (rsrsrs sim exagerei). Muitas vezes isso é usado para abranger mais fãs, mas é um tiro no pé. Para bangers das antigas uma banda que mal sabe se definir perde boa parte da moral. Claro que uma banda pode ter mais de uma influencia, mas eu prefiro evitar a fadiga e será pouco provavel que uma banda de estilo "moçorocado" me chame a atenção.

    ResponderExcluir