terça-feira, 28 de setembro de 2010

Resenha de Demos




6SICK6 – “6³” – Muito interessante o som praticado por essa banda gaúcha. Eles se auto definem como Metal/New Metal, mas o som demosntra muito mais do que isso. As guitarras lembram mais o Metal Industrial, enquanto os vocais são totalmente insanos. O som é moderno, e tem uma veia bem macabra, nada de ‘pula-pula’.
myspace.com/official6sicks6

A SEASON IN HELL – Essa demo auto-intitulada mostra um belo trabalho executado por esse grupo de Uberlândia/MG. O som é um Progressive Death Metal cehio de variações. Os vocais se alternam entre o gutural, o rasgado e limpos, chegando a soarem Power Metal. O trabalho instrumental é muito bem executado e passa por diversos estilos, incluindo passagens de Rock Progressivo. Belo trabalho.
www.myspace.com/bandaseason

A TRIGGER TO FORGET – Essa demo foi lançada em 2008 e até então é o único registro dessa banda de Fortaleza/CE. O som é um Melodic Death Metal com todos os elementos do estilo, ou seja, agradará em cheio aos fãs do gênero. A banda não tem nada de inovadora, mas é competente no que faz, que é o que mais importa. Destaque para as faixas “Enemy Shoulder” e “Remember”.
www.myspace.com/atriggertoforget

ADRAMMA – “THE UNCURABLE DISEASE” – Essa banda do interior de São Paulo pratica um Metalcore mesclado com Death e Thrash metal. As influências do Metal norte-americano são latentes. As músicas são recheadas de riffs e cheia de grooves. São 5 faixas e os destaques são “The Facebreaker”, que é cheia de variações e “Heart of Glass”.
www.myspace.com/adramma

AFLAME – “THE REAL LIFE” – Essa banda faz um som que agrada tanto bangers das antigas, quanto os novos bangers. Seu som se resume em um Heavy Metal Tradicional, cheio de riffs que beiram o Thrash, muito enérgico. A demo é composta por 5 faixas do mais puro bom gosto. Destaque para “Reflect” e “Seed of Evil”, além das ótimas linhas de baixo.
www.myspace.com/aflamemetal

AFTERAGE – Essa banda faz um som na linha de Nevermore e Annihilator (fase “Never,Neverland), mas, mesmo assim possui sua própria característica. O Thrash Metal apresentado pelo Afterage se mistura com Prog Metal, deixando seu som bem interessante e muito técnico. O trabalho é composto por 3 faixas, sendo que todas mantém um auto nível em suas execuções.
www.myspace.com/afterage

AKAEL – “DARK ENCHANTED EMBRANCES” - Há mais de 10 anos na estrada, essa banda carioca possui um disco em seu currículo. “Beyond The Mortal Clouds” foi lançado em 2001, e depois a banda seguiu lançando o single “Lake of Tears” em 2003 e este trabalho em 2009. O som é um Doom/Death Metal muito bem praticado, com influências de Gothic Metal. A produção não é das melhores, mas nada que não deixe de perceber o quão o grupo é competente no que se propõe. As passagens de teclados são muito boas e bem encaixadas, o que só dá mais qualidade às composições da banda. O EP conta com duas faixas e mais 3 registros ao vivo.
(Infelizmente não tivemos os meios de contato com a banda. Procure a página da banda no site: www.metal-archives.com digitando o nome da banda na ferramenta de busca)

ALCOHOLIC FORCE - Banda colombiana, mais precisamente de Medellín, Antioquia. Com um nome desses só poderia se tratar de um grupo de Thrash Metal. O som do grupo tem todos os elementos do estilo, nos remetendo diretamente aos anos 80. As maiores influências são as bandas norte-americanas como Holy Terror, Metallica antigo e Exciter da fase “Violence and Force”. Totalmente indicado aos fãs do estilo.
www.myspace.com/alcoholicforce

AU SACRE DES NUIT – “ANTI-HUMAN” – One man band de Necrophelinthron, que também integra as bandas Intifada e Abske Fides. O som é um Black/Doom metal típico de bandas compostas por apenas um integrante, ou seja, com um ar bem particular, e temáticas que resumem melhor o sentimento do músico. O som é variado, cheio de passagens melancólicas e apesar de seguir o estilo mais odioso do Metal, suas guitarras não ficaram tão ríspidas assim. Lembrou-me bastante o Ancient em seus primeiros álbuns, porém mais variado.
www.myspace.com/ausacredesnuits

AD LITERAM MALE FATUM – “EVOKING THE SPIRIT OF THE ABYSS OF WAR” – Essa banda de São Luís/MA faz um som nada digerível. Trata-se de um Experimental/Black Metal, Drone. O som mistura barulhos desconexos, narrações, ruídos que se misturam a poucas passagens de Black Metal Industrial. É um tipo de som feito somente aos apreciadores.
(Não foi disponibilizada a forma de contato)

BLACKAADER – “BURNING SINS” – Esta banda vem de Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo e já conta com 9 anos de estrada. O som praticado pelo grupo é um Heavy Metal simples e direto, ou seja, não se compromete e soa muito bem aos ouvidos de quem curte um som sem frescuras. São 3 faixas de excelente qualidade, onde fica até difícil de destacar alguma. Vale a pena conferir.
www.myspace.com/blackaddermetal

BREEDING FEAR – “TOTAL INSANITY” – Ótimo trabalho, metal extremo de muita qualidade. A banda é oriunda do Rio de Janeiro, e seu som mescla elementos do Death Metal e Grindcore, passando pelo Doom em raros momentos. Você pode imaginar o que os caras fazem neste trabalho, mas já adianto que se trata de um som bem peculiar, por mais que isso pareça impossível no Metal Extremo. São 4 composições de ótimo bom gosto, mas gostaria de destacar a faixa-título, que tem uma levada diferente, e “Ressurection” que fecha o trabalho com chave de ouro.
http://www.myspace.com/breedingfear

BURIED YESTERDAY – “ONLY SALVATION FOR US” – Essa demo foi lançada em 2008 em conta com 4 faixas e uma introdução (belíssima, diga-se de passagem). O som é um Melodic Death/Thrash Metal de primeira linha, onde podemos destacar de início os vocais de Kelvin Afonso, que alia gutural a rasgados e algumas passagens limpas. O interessante também são alguns backings vocals em coro gritado, como o Anthrax costumava fazer antigamente. O trabalho de guitarras também ficou muito bom. A banda ainda conta com Flavio e Caio nas guitarras, Felipe na bateria e Adriano no baixo. Vale lembrar que depois deste trabalho eles também lançaram um single intitulado “Our Last Chance”.
www.myspace.com/buriedyesterday

CANGAÇO – Não foi à toa que essa banda venceu a o “Wacken Metal Battle Brasil”. Os caras conseguem fazer um som inovador e ao mesmo tempo Thrash/Death Metal. Oriunda de Recife/PE, a banda mescla em seu som musica regional, com metal e vocais agressivos e guturais. O trabalho é bem complexo, mas muito cativante. Algumas linhas Progressivas também aparecem nas composições, o que parece inevitável no estilo de som que a banda se propõe a fazer, pois as influências da música nordestina são evidentes. Apesar destas influências, em momento algum a banda deixa o Metal de lado, o que proporciona uma acessibilidade de ouvi-lo quando se trata de um fã de Heavy Metal. Excelente!
www.myspace.com/cangacometal

COUNT OLD – “O CRISTIANISMO É UM CÂNCER CULTURAL” – Este é um projeto de Fernando Count Old, líder das bandas Old Throne e Anti Life. Portanto, trata-se de mais uma one man band. O trabalho é composto por 4 faixas de um som Ambient Instrumental. Os nomes das músicas são em português e evidenciam o ódio ao cristianismo e à humanidade, vide o título do álbum. Um som feito para os fãs do estilo.
http://www.myspace.com/countoldband

CRANIUM CRUSHING – “REAPER OF THE LIVES” – Mais uma banda maranhense formada por Ricardo Marques (vocal/baixo), Raphael Marques (guitarra), Alexandre Costa (guitarra) e Tiago Alves (bateria). Os caras praticam um Deat/Thrash Metal brutal, cru e direto. Nada de esbanjar técnica, o negócio aqui é despejar riffs. Os vocais muitas vezes lembram Glen Benton do Deicide, mas possui um pouco mais de variação. São 3 músicas próprias, onde o destaque vai para “The Legacy” e 1 cover para “The Antichrist” do Slayer, que deixou um pouco a desejar, pois o vocalista tentou cantar como o Tom Araya, sendo que se banda a tirasse em seu próprio estilo ficaria muito boa.
www.myspace.com/craniumcrushing

CRIEDSKY – “STAIN” – Esta banda é oriunda de Belo Horizonte/MG e faz um som que mistura Hard Rock com várias outras características do Rock setentista. O trabalho instrumental é muito interessante, mas as linhas vocais na maior parte são mal executadas e quase põem o trabalho a perder. E olha que o timbre do vocalista é muito bom, lembra muitas vezes o grande Ace Frehley em seus trabalhos solos. Nada que não possa ser concertado no próximo trabalho, pois talento os músicos possuem.
www.twitter.com/criedsky

DARKWAY – “COURT OF IRON” – Extraordinário. Simplesmente essa palavra resume o trabalho feito por essa banda de Presidente Prudente/SP. O som praticado é um Thrash Metal de altíssimo nível, na linha das bandas clássicas da Europa. São 5 faixas, onde todas se destacam, sem nenhuma exceção. O trabalho de guitarras é ótimo, a cozinha é competente e o vocalista muito, mas muito bom mesmo. Tudo isso aliado à uma ótima produção, digna de banda grande. Excelente!
http://www.myspace.com/darkway

DAYDREAM XI – “HUMANITY’S PROLOGUE” – Podemos dizer que essa banda gaúcha faz um Prog Metal de muita competência na linha do Symphony X, porém mais leve e mais Prog ainda. A banda surgiu do embrião do Osmium, porém quando resolveu tocar músicas próprias mudou o nome. O som da banda é executado com segurança e mostra que estão preparados para lançarem seu debut álbum, pois tudo soa completamente profissional.
www.myspace.com/daydreamxi

DEATHKAOS – “SONGS OF LOVE AND WAR” – Mais uma one man band, só que desta vez o estilo praticado se encaixa entre o Grindcore, passando pelo Thrash/Death Metal e até Hardcore. Quem leva o projeto é Ricardo Chakal, e em menos de 10 minutos são despejadas 5 faixas sujas e cruas. A produção não é das melhores, o que prejudicou muito o trabalho, mas o som mostra garra e competência de Ricardo. A melhor faixa do álbum é “Medo”, que é mais trabalhada e mais Death Metal.
ricardothrasher@hotmail.com



DESOLATION – “Demo 2009” – Este é mais um projeto composto por apenas 1 integrante. O som não poderia deixar de ser Black Metal, porém, neste caso, as composições apresentam um ar extremamente melancólico e melodias simples, tudo aliado a vocais agonizantes. São 3 faixas que se mantém no mesmo nível. Indicado a fãs de Burzum, Behtlehem e afins.
www.myspace.com/desolationsouls

DESPOT – “SYNAGOGUE OF THE ANTICHRISTIAN” – Essa demo foi lançada este ano e conta com apenas 2 faixas. O som é um Black Metal cru, sem frescuras em ambos os sons. “From Beyond The Jordan” é mais direta, enquanto “The Eleventh King” é um pouco mais cadenciada, porém, não menos maldita. O projeto é levado a cabo por B.A.V. responsável por tudo. Indicado a fãs de Emperor dos primórdios e Gorogroth.
www.myspace.com/thedespotband

DIVA – “WARSAW” – Essa banda surgiu de um tributo ao Arch Enemy, e é sem dúvida esta a maior influência do grupo. O som nos remete direto ao atual som do grupo sueco, principalmente por contar com uma vocalista, Angélica Burns, que dilacera tudo bem na linha Angela Gossow, porém com características próprias. O trabalho instrumental foge um pouco da técnica apurada do Melodic Death Metal, o que não é nada ruim, pelo contrário, eles aliam a técnica com a brutalidade e o som soa mais direto que as bandas do gênero, o que irá também agradara aos fãs do Death Metal mais comum. São 1 Intro mais 4 faixas onde todas tem qualidade. Muito bom!
www.myspace.com/divaofficial

ENIGGMA – “THE KEY OF ETERNAL LIGHT” – Essa banda paulistana faz um som bem na linha Yngwie Malmstees, Symphony X, entre outras influências do Power/Prog Metal. O material é bem produzido, e a demo é composta por 2 sons de muita qualidade. “Reflaction Of My Soul” é uma bela isntrumental com todos os elementos do estilo, enquanto “The Key Of Eternal Light” se mostra uma bela faixa, com todos os resquícios para conquistar os fãs do Power Metal.
www.myspace.com/eniggmaband

ESCARNIUM – “COVERED IN DECADENCE” – Essa demo data de 2009 e a banda é oriunda de Salvador/BA. O som aqui apresentado é um Death Metal brutal, violento e muito bem executado. Aliás, quando se trata de Death Metal, nós brasileiros temos uma fórmula única. Às vezes o som se torna tão massacrante (no bom sentido, é claro), que beira o Brutal Death Metal, mas a variação e os riffs diferenciam o Escarnium deste estilo. Excelente trabalho!
www.myspace.com/escarniumdm

EXTERMINATORIUM – “PRELUDIUM OF ARMAGEDDON” – Formada por Allan Cyriaco (Guitarra/Vocal), R.L. War Himmler (Baixo) e Dhiego Silva (Bateria), a horda Exterminatorium pratica um Brutal Death Metal direto e odioso. O que mais chama atenção é o fato de o som não ter aquela produção cristalina, como das bandas do estilo atualmente. Isso fez com que o som do Exterminatorium só ganhe, pois soou honesto é muito mais orgânico. São 5 sons e uma intro de pura brutalidade. A faixa título e “Panzer Holocausto Attack” irão cair nas graças dos deathbangers. Vale lembrar que a banda já lançou em 2010 um split álbum com os baianos do Necroboscure, intitulado “South América Inferno Attack”.
www.myspace.com/exterminatoriumwarchaos

EX INFERI – Essa banda capixaba se auto rotula Hardcore, mas as influências de Grindcore são evidentes, o que mostra que este trabalho só tem a ganhar. A banda lançou estas faixas com o intuito de lançar um álbum, mas optaram por disponibilizar as faixas para download. São 8 faixas que misturam Hardcore/Grindcore e Crust, cantadas em português, muito interessantes por sinal. Indicado aos fãs de Extreme Noise Terror, Disrupt e afins.
www.myspace.com/exinferispunx

FATHER’S FACE – Excelente trabalho desta banda de Porto Alegre/RS. Heavy Metal, Prog Metal e Death Metal são os estilos encontrados neste grande trabalho. Os dois primeiros gêneros citados aparecem com mais evidência, sendo que algumas passagens soam mais extremas. A demo é composta por 3 excelentes faixas, o que dificulta destacar alguma. Portanto o destaques vai para o vocal de Lucas Guimarães. Completam a banda Alessandro Marques (Guitarra), Cristóvão Viero (Guitarra), Luciano Oliveira (Baixo) e Daniel Seimetz (Bateria).
www.myspace.com/fathersface

FOREWORD – “BLIND FATE” – Que a cena do Metal paraense se tornou realidade há tempos todo mundo já sabe. Isso pode ser confirmado com as inúmeras bandas que vem surgindo naquele Estado, principalmente na capital Belém. O Foreword é mais um desses casos. E neste caso a banda pratica um Power Metal clichê, porém bem feito, com guitarras típicas, cozinha veloz e vocais muito bem executados. A faixa “Medíocre Golden” abre a demo com estilo e velocidade, e irá fazer a alegria dos fãs do estilo. Já “Mirage” tem uma introdução cavalgada e depois descamba para a porrada. “Blinda Fate” soa épica e “Voices In My Mind” fecha o trabalho com chave de ouro. Ótimo trabalho!
www.myspace.com/forewordmetal

FUNERAL COUNTESS – “MADNESS RITUAL” – A gravação soa muito abafada, mas ainda assim conseguimos observar o potencial deste duo composto por Condessa Carnage (Vocais) e Krieglord (Guitarra e Baixo). O Black Metal aqui mostrado é muito influênciado por Mayhem e bandas brasileiras como Nocturnal Worshipper e Ocultan. O Trabalho é 2006 e depois disso eles lançaram outras 2 demos e participaram de várias compilações, o que mostra uma grande evolução no trabalho. Indicado aos mais odiosos fãs de Black Metal.
www.myspace.com/funeralcountesshorde

FUNERATUS – “VISIONS FROM HELL” – O Funeratus já é bem conhecido no cenário nacional e um dos nomes mais importantes do Brutal Death Metal brasileiro. Acredito que este EP seja apenas uma prévia do que está por vir em futuro álbum da banda. O som continua brutal, trabalhado, mas muito técnico e mais old school, qoe só vem aumentar a qualidade da banda. São 3 excelentes faixas, onde “Attack” irá debulhar os miolos do mais raivoso deathbanger. Confiram!
www.myspace.com/funeratus

FURIA V8 – “VIOLENT MUSIC” – Confesso que não conhecia essa banda nem mesmo de nome, o que tornou a surpresa mais grata ainda. O Furia V8 faz um Thrash Metal calcado em nomes brasileiros com Sepultura e Korzus. O som do grupo é um pouco mais cadenciado que o das bandas citadas, o que torna mais interessante o trabalho, já que as guitarras se tornam fundamentais nos riffs. São 8 faixas, o que dá a impressão do trabalho ser um álbum oficial, e o destaque vai para “Virus”, “Go Away” com a sua veia Motorhead e “Alcoholic Way of Death” que lembra “Inner Self”, mas com um refrão bem Crossover. Bom trabalho!
www.myspace.com/furiav8

FUZILADOR – “HOSPITAL INFECTADO” – Odioso e sujo Thrash Metal, com influência de bandas brasileiras dos anos 80 do estilo. Logo que ouvimos a primeira faixa, “Espírito Combativo”, nomes como Taurus e Mutilator vem logo à cabeça. Influências do antigo Thrash europeu também existem, porém com menos teor. O fato das letras serem em português só melhora e aproxima ainda mais a banda do cenário metálico oitentista. Bom trabalho, que, se contar com uma produção melhor, levará a banda a outros patamares.
http://www.myspace.com/fuzilador

GLORIA EXCELSIS SATANI – “SLOIDÃO DO ANOITECER ETERNO” – Não sei se é proposital, mas as bandas de Black Metal brasileiras não costumam investir muito em produção, e este aqui é mais um caso. A banda é oriunda de Diadema na grande São Paulo e faz um Black Metal cantado em português e com certas dozes de melodia. As influências são claramente nomes dos anos 80. O material que compõe a demo é bom, mas o vocal poderia ser melhor encaixado. O material é composto por 4 faixa e um cover para “Unsilent Storms in The Norh Abyss” do Immortal, que acabou se destacando na demo.
www.myspace.com/gloriaexcelsissatani

HAMMURABI – “Blessed By Hate” – Essa banda mineira vai conquistando seu espaço a cada dia e com merecimento. Esse novo single contém 2 faixas e antecede o lançamento do novo álbum da banda que sairá nada mais nada menos pela Cogumelo Records. O som aqui apresentado mostra uma evolução natural da banda, que sempre primou por criar um belo trabalho de guitarras e cozinha eficiente. Os vocais de Daniel Lucas (que também é baixista) continuam potentes, soando rasgados com fundos urrados. Completam a banda Wagner Oliveira na guitarra e Danilo Henrique na bateria. Que venha o primeiro álbum!
www.myspace.com/hammurabibrasil

HATEFULMRDER – “WHEN THE SLAUGHTERING BEGINS” – Excelente Thrash/Death Metal praticado por essa banda carioca. O som é bem técnico, e a banda soa bem atual, mas foge dos típicos Metalcores que estão infestando o estilo. São 4 excelentes faixas que não oscilam e mantém uma certa uniformidade em termos de qualidade, mas ainda destacaria a faixa “Striker”, pois essa já chega atropelando e “Scars to God” que conta com um ‘belo’ refrão. Ótimo trabalho.
http://www.myspace.com/hatefulmurder

HONORIS CAUSA – “FEARING THE FACE OF HORROR” – Death Metal puro e simples, na linha mais old school possível. É uma ‘benção’ ainda existirem bandas que investem neste estilo tão mesclado com outros ultimamente. Por sinal, trata-se de uma banda oriunda de Minas Gerais, a terra do Death Metal nacional. São 5 faixas compostas por uma rifferama infernal, cozinha coesa e um vocal que não inova em nada, graças aos deuses! Ótimo trabalho!
www.myspace.com/honoriscausadeath

HUMANITY IS OVERRATED – “DEMO 2009” – Podridão extrema. Grindcore/Splatter para os aficionados no estilo. Os vocais são ininteligíveis e me parecem impossíveis de serem reproduzidos ao vivo. O instrumental só peca no fato de a bateria ser programada, isso tira o brilho de qualquer trabalho, mas a rifferama compensa bem. Esta é mais uma one man band, comandada por Downpressor. Depois deste lançamento o primeiro álbum saiu com o nome de “Charnel of the Innocent”.
www.myspace.com/humanityisover

ILLUSTRIA – “DEMONS OF WAR” – Liderada pelo baixista e vocalista Tito Falaschi (Ex- Symbols, Shaman, Karma), irmão do vocalista do Angra Edu Falaschi. Acompanha Tito, Clarissa Moraes (vocais), Pedro Migliacci e Lucas Bittencourt (guitarras), Samuel Cirelli (teclados) e Nina Pará (bateria). O som aqui apresentado é um Power Metal cheio de melodia e muita agressividade, tornando o som muito intenso e vibrante. O duelo de vocais de Tito e Clarissa soa perfeito, principalmente pelo fato dos vocais serem ambos agudos, porém cada um com seu próprio timbre. O trabalho é muito profissional, digno de lançamento e garantia de sucesso, se é que podemos dizer isso no Brasil. São 4 ótimas faixas, onde destaco a agressiva “Go to Hell” e a pesada balada “Land of Tomorrow”.
http://www.myspace.com/illustriaband

IMAGERY – A demo auto-intiulada desta banda paranaense traz um som que mescla Rock Progressivo, Hard Rock e um pouco de Heavy Metal. O trabalho é composto por duas faixas de ótimo bom gosto e belíssimo trabalho de guitarras. Os outros instrumentos também estão todos bem encaixados, o que é fundamental para uma banda que aposta em um lado mais Progressivo. Vale destacar que a faixa instrumental “Fourth Secret” é sucesso de acesso no You Tube.
www.myspace.com/imageryprog

IMPERIUS – “DARKNESS FAIRIE” – O estilo praticado pela Imperius está mais que saturado. Trata-se de um Power Metal com vocais femininos, ou seja, na linha de bandas como Nightwish, Edenbridge e Epica. No entanto, a banda executa seu trabalho sem se comprometer, com muita competência e melhor do que muita banda com disco lançado. Os vocais de Ana Luiza são belíssimos, mas algumas vezes ela exagera nos agudos, o que pode ser consertar futuramente. São 3 faixas mais uma intro, e o destaque vai pra a porrada “End of Era”. Completam a banda Joel Aveiron (guitarra), Alisson Vasconcelos (baixo), Davi Laurindo (teclados) e Deivid Bayan (bateria)
www.myspace.com/imperiusofficial

IN LOUCO – Esta banda oriunda de Belo Horizonte iniciou suas atividades em 2006 tocando covers de Rock and Roll e Metal. Depois de alguns anos a banda retornou em 2010, porém com a intenção de compor músicas próprias. Foi aí que surgiu “Un’Catharsis”, única faixa de divulgação da banda no momento. O som é um Heavy/Thrash Metal de muita qualidade e cheio de variações. A produção soa um pouco abafada, mas nada que tire o brilho e talento da banda, pois o que se ouve nesta faixa é uma grande promessa para EP que a banda promete lançar futuramente.
www.myspace.com/inlouco

INTENTO HOSTIL – “INDEPENDÊNCIA ALIENADA” – O Metalcore agora também é cantando em português, o que é muito bem, porém cheio de armadilhas. Por que? Bem, muitas bandas de Metalcore usam e abusam de vocais limpos, sendo que muitas dessas partes soam como o emocore, o que em português fica mais evidente ainda. Este é o caso do Intento Hostil. Enquanto rola os vocais guturais o som empolga muito, é bem Thrash Metal, mas quando as vozes limpa entram, logo vem à cabeça bandas como Gloria (arghh!!!). Infelizmente essa é a realidade, não me atraiu, mas tem quem gosta.
www.myspace.com/intentohostil

JESSE JAMES MASSACRE – “THANK’S MICHAEL” – Excelente Deathcore (nada de Metalcore, não confunda). As bases são mistura de Thrash dos anos noventa, com uma pegada mais Death Metal. Os vocais são guturais e muito bem encaixados, enquanto a cozinha dita o ritmo aqui. Pena que são apenas 2 faixas e 1 intro, onde fica muito difícl de destacar algo aqui. Vale a pena conferir.
www.myspace.com/jessejamesmassacre

JUST HATE – “CHAOTIC TRIANGLE” – Essa demo foi lançada em 2007 e até agora a banda não lançou nenhum trabalho posteriormente. O som é um excelente Death Metal. Calcado nas bandas clássicas do Metal extremo nacional eles realmente não decepcionam. Duvida? Então confira “Red Dream” e a faixa-titulo.
www.myspace.com/justhatedeathmetal

KHALLICE – “INSIDE YOUR HEAD” – Realmente o Prog Metal chegou de vez no cenário metálico brasileiro, e a banda Khallice é mais uma representante do estilo. O trabalho apresentado aqui é muito bem feito e demonstra toda a competência do grupo. Pra entusiasmar ainda mais, a cozinha e os teclados são os destaques do EP. O primeiro bate com força e se mostra muito coeso, enquanto o segundo está muito bem encaixado e executado. As guitarras seguem a linha normal do estilo, mas com muita competência e o vocal tem um belo timbre e não compromete em momento algum. Bom trabalho, podem lançar mais um álbum oficial, já que em 2003 lançaram o debut “The Journey”.
www.myspace.com/khallice

KATHRYNA – “EM RESPEITO A MIM MESMO” – Banda paulistana que faz um excelente Deathcore com letras em português. Se o som fosse um pouco menos ‘trampado’ soaria Grindcore. Muito bom mesmo o trabalho apresentado por Rogério (vocal), Igor e Rafael (guitarras), Renan (baixo) e Diego (bateria). Guitarras pesadíssimas, cozinha veloz e vocais totalmente insanos, que variam do Death, passando pelo Grindcore e beirando o Splatter. Ótimo trabalho!
http://www.myspace.com/284734834

KRENAK – “HUMAN ARTIFICE” – Banda oriunda de Fortaleza, formada por Felipe Ferreira (baixo e vocal), David Barroso e Rarisson Hoff (guitarras) e Ítalo Leitão (bateria). O som é um Death Metal muito bem executado, com fortes influências de Krisiun, Deicide, Dismember e Gorefest dos primórdios. O trabalho composto pelo quarteto beira o Brutal Death Metal, mas tem um pouco mais de variação que o estilo citado. São 5 excelente composições aliadas a uma ótima produção. Excelente trabalho!
www.myspace.com/krenakband

LUKSFERRE – “UNIVERSO LIMBICO” – Comandado por V. Luksferre – todos os instrumentos e vocais, o Loksferre é mais um projeto de one man band. O som apresentado é um Black Metal atípico, ou seja, com certa dose de melodia, vocais limpos contrastando com rasgados, guitarras cortantes e temáticas como niilismo, humanismo, filosofia e paganismo. Bandas como Arcturus, Covenant (1° álbum), Borknagar e Vintersorg podem ser citadas como maiores influências. A produção é muito boa e as composições são forte e de um clima bem denso. São 4 ótimas faixas onde fica difícil destacar apenas uma. Excelente!
www.myspace.com/luksferre

MACGYVER THE ANIMAL – “JARDIM EXAUSTO” – Eita nominho hein?! Engraçado, mas o som é realmente uma porrada na orelha! Grindcore insano, com vocais insanos e letras sarcásticas e muito bem sacadas. São 7 faixas que passam ódio puro. O Destaque vai para “Essência Humana”, “Sublime Desgraça” e “George Foreman”, esta última pela singela homenagem!
www.myspace.com/krenakband

MANDÍBULA – “SACRIFICIAL METAL OF DEATH” – Banda portuguesa que faz um Black/Thrash Metal na linha das bandas old school do estilo. Até agora não entendi porque o título da demo é em inglês e as letras são em português, mas está valendo. Não posso deixar de comentar que ouvir o vocal vociferando estas letras em português (o de Portugal) é muito engraçado, uma espécie de Zé do Caixão proclamando seus discursos de horror. Mas o que mais importa é o som, e nisso a banda agradará em cheio, pois são ótimos no que se propõem a fazer. O trabalho é composto por 8 faixas onde todas mantém um ótimo nível, tornando impossível destacar alguma.
www.myspace.com/mandibula666

MASSAKER – “FIRST ATTACK” – Thrash Metal totalmente influênciado por Kreator e Exodus dos primeiros álbuns. O Instrumental varia entre as linhas do Thrash da Bay Area com o Thrash Europeu, assim como os vocais. Desta mescla sai um excelente trabalho, que parece ter vindo daquele tempo, inclusive na produção. Os refrãos são bem encaixados e cativantes. Indicado aos verdadeiros thrashbangers!
www.myspace.com/massakerthrash

MASS EXECUTION – “SLAUGHTER IN THE GRAVE” – Primeira demo desta banda capixaba formada por Diogo (guitarra e vocal), Marcelo (bateria) e Diego (guitarra). O som é um Death Metal que flerta, em certos momentos, com o Thrash Metal. As bandas de Death metal escandinavas do início dos anos 90 são as maiores influencias. O som é direto, simples, com uma veia ‘old school’, sendo que o trabalho de riffs de guitarras são os destaques. A única ressalva fica por conta do vocal, que soa ininteligível em alguns momentos. São 4 faixa onde destaco o bom equilíbrio de todas.
www.myspace.com/massexecutiondeath

MEDIANTES IMMUNDES – Banda oriunda de Araraquara/SP que se auto-rotula como Crossover/Crust/Grindcore/Ironic/Noise. E é exatamente isso que eles praticam, mas eu resumiria que o som está mais para um Grindcore do que para qualquer outra coisa. A produção não é das melhores, mas nada que atrapalha o estilo proposto pela banda. São 12 músicas próprias e um cover para “Era Um País”, da banda Funeral (Punk/Hardcore), também de Araraquara. Indicado aos fãs do estilo mais violento da música extrema.
www.myspace.com/mediantessp

METALWAR – “BURNING HEART” – Se você pensou em um Heavy Metal Tradicional na hora que viu o nome da banda, acertou em cheio. Todos os clichês do estilo estão nesta demo, o que só traz benefício ao trabalho desta banda oriunda de Feira de Santana/BA, já que este subgênero não permite muitas inovações. O talento do grupo é latente, o som é cativante e as músicas são muito bem feitas. São 5 faixas de muito bom gosto, mas a faixa título é cativante, baita som. Vale a pena conferir.
www.myspace.com/metalwarmw

NECROMESIS – “THE DARK WORKS OF ART” – Essa banda do ABC paulista executa um Death/Thrash Metal de excelente nível, com muita técnica e pegada. Algo na linha que o Torure Squad tem feito nos últimos álbuns, porém um pouco mais técnico, pesado e com características próprias. As linhas de baixo ficaram realmente interessantes e merecem o destaque neste trabalho. São 4 composições próprias mais um cover para “Heartwork” da lendária banda inglesa Carcass, que ficou excelente por sinal.
www.myspace.com/necromesisDeathMetal

OBSCURE DEATH – Essa demo data de 2006. A produção realmente não ajudou o trabalho desses garotos, mas ainda dá pra se analisar muito bem o som do grupo. Trata-se de um Death Metal puro e simples, sem frescuras mesmo, com ênfase nos riffs de guitarra. O trabalho é composto por 3 faixas que são cantadas em inglês, sendo que 2 são bônus e cantadas em português. Talento eles possuem, só precisam produzir melhor as músicas.
www.myspace.com/bandaobscuredeath

OBSESSOR – “THE SHRINE O DISGRACE” – Excelente Death Metal desta banda cearense. Aqui o som apresentado já se assemelha ao estilo praticado pelas bandas brasileiras em meados dos anos 80 e começo dos anos 90. As características próprias da banda estão presentes em todas as faixas. São composições que sempre tem partes com levadas cadenciadas, porém nada que passe a soar como Doom Metal. O peso impera, os vocais são muito bem executado e as 5 faixas aqui presentes são de enorme bom gosto. Destaque para “In Function of The Meat” e “Malignant Domain”. Bom trabalho.
http://www.myspace.com/obsessorband

OUTSET – “WELCOME TO THE OUTSET” – Essa demo foi lançada em 2007, e a banda Outset, que é oriunda de Natal/RN, já possui um novo material intitulado “Living The Outset”. A banda pratica um Death/Grind de primeira linha, que irá agradar tanto fãs de Death Metal quando os amantes da podreira Grind. As letras seguem o duo política/corrupção o que só apimenta o som da banda. A produção ficou digna de álbum oficial, aliás, já está mais do que na hora de soltarem um petardo underground afora! Ótimo!
www.myspace.com/outsetbr

PESTICIDE – “HELLISH WARFARE” – Oriunda de Brasília/DF, o Pesticide lançou este trabalho em 2008 e no ano seguinte a banda lançou um split intitulado “Corrosive Warfare”, juntamente como grupo, também de Brasília, Acid Speech. O trabalho segue a linha retro do Thrash Metal, o que sustenta o atual underground nacional. O número de bandas no estilo é excessivo e com isso a qualidade cai um pouco, o que não é o caso do Pesticide. O som aqui apresentado segue a linha Thrash Old School com mínimas pitadas de Death Metal, ou seja, as influências vão de Possessed a Kreator (dos primórdios). Vale a pena conferir.
www.myspace.com/pestdeath

PETHALLIAN – Novo projeto de Marcos Riva (ex-vocalista da banda Pettalom). O som nos remete em alguns momentos à antiga banda de Marcos, porém o som é menos soturno e melancólico, As influências de Gothic Metal continuam latentes, mas o juntando ao Power Metal, o que torna o som com mais pegada. São três faixas de excelente qualidade, mas “Rasputin” já pode ser considerada um ‘hit’.
http://www.myspace.com/PETHALLIAN

PLAGUE REMAINS – Banda oriunda de Bauru, interior do estado de São Paulo. O grupo se auto-rotula Thrash/Death Metal, mas posso dizer tranquilamente que o trabalho aqui apresentado tem 99% do gênero mais extremo do Metal. O Death Metal que o grupo pratica soa bem na linha ‘old school’ lembrando bandas como Master, Cannibal Corpse dos primórdios e Suffocation. Os músicos são competentíssimos, mostram que entendem do estilo. São 3 faixas, onde a que leva o nome da banda já soa um passo a frente das outras duas composições. Vale a pena conferir!
www.myspace.com/plagueremains

POST MORTEM – “OUT OF TOMB” – Banda gaúcha, mais precisamente de Pelotas, que pratica um Death Metal com leves pitadas de Thrash. O som aqui apresentado é bem influenciado pelas bandas oriundas dessa região do país, ou seja, Rebaellium, The Ordher e Mental Horror. O que diferencia o som do Post Mortem é a variação de ritmo, deixando o som mais cativante e menos massante. A demo é composta por 5 faixas, sendo que uma é uma introdução, destaque para “Possession of Spirit and Flesh” e “Corpse Decapitation”.
www.myspace.com/postmortembrofficial

PREY OF CHAOS – “AS BLOOD YOU WOULD YOUR FAITH” – Aos amantes do Grindcore eis aqui um bom remédio e de qualidade. A Prey of Chaos faz um Grindcore que irá agradar tanto fãs de Hardcore, Crust, Grind, quanto fãs de Thrash e Death Metal. O som é rápido, ríspido, sujo e às vezes com levadas mais cadenciadas, mas sem perder o peso. Enfim o som, apesar das faixas não passarem dos 2 minutos, é variado e não soa cansativo, tudo dentro do estilo proposto. O trabalho é composto por 1 Intro e 6 faixas, e meu destaque vai para “Why”, “Extreme Hate” e a faixa título.
www.myspace.com/preyofchaos

REDAMMEN – “THE SEED OF SVARTALFHEIM” – O som desta banda paulistana transita por diversos estilos, mas podemos enfatizar que se trata basicamente em um Power Metal com variações que nos remetem ao Gothic Metal. O som é complexo, porém a banda dá conta do recado. A proposta do grupo realmente é não se prender a rótulos e, de certa forma, eles conseguem. Digo de certa forma, pois as vezes a banda parece indefinida na questão do estilo, mas esse é um problema que pode ser resolvido facilmente. O fato das 3 composições presentes no trabalho contarem com mais de 7 minutos também prejudica um pouco, pois pode soar maçante aos ouvidos.

REMORDS POSTHUME - “LES POÉTES MAUDITS - LITANIES I” – Que bandas de Black Metal não investem muito em produção para soarem como suas influências do início dos anos 90 todo mundo sabe. Aqui o caso não é diferente, porém a produção ficou tão abafada que comprete a avaliação deste trabalho. Sei que o som aqui é cru, gélido e direto, como manda a ordem das bandas de Raw Black Metal. Algumas faixas possuem pequenas variações. Acredito que com uma produção melhor essa banda promete.
http://www.myspace.com/remordsposthume

REPRESSOR – “WELCOME TO REALITY” – Esta banda, oriunda de Maricá/RJ, faz um Thrash Metal simples, direto e sem frescura. O mais importante é que fazem com qualidade, sem exagerar muito e com muita garra. Tudo que o Thrash Metal tem de bom você irá encontrar neste trabalho. As influências vão de Slayer da década de 90, passando por Sepultura com Max Cavalera à Sodom. Ótimo trabalho.
www.myspace.com/repressorbrazil

RISING CROSS – “TRUMPETS OF VICTORY” – Excelente trabalho apresentado por essa banda goiana. Formada por Magno Cunha (guitarra),
Alfredo Egito (guitarra), Divino Lima (teclado), Paulo Melo (vocais), Clerio Murbach (baixo) e Fellipe Roso (bateria), o Rising Cross apresenta o Heavy Metal de muita qualidade, muito bem executado e bem produzido. Os vocais de Paulo são excelentes para o estilo, bem timbrados e sem gritinhos à toa, as guitarras soam cortantes com riffs pesados e cheio de cavalgadas, e a cozinha é coesa e pesada. São 3 faixas e uma introdução, e todas possuem grande qualidade. Ótimo trabalho!
http://www.myspace.com/RisingSpace

ROTTEN CADAVERIC EXECRATION – “EXECRATE” – Enquanto a temática da banda R.C.E. (vamos assim resumir) é o Gore seu som vai do Brutal Death Metal ao Grindcore, sendo que o primeiro se faz presente na maior parte do som praticado pelo trio baiano. Os caras são muito bons no que se propõem a fazer. O resultado é uma boa demo de Metal Extremo, indicada a fãs de Mortician, Cannibal Corpse, Deeds of Flesh e Dying Fetus.
http://www.myspace.com/rcegrind

SACRIFICED – Banda relativamente nova, formada em 2008, e que já possui um enorme talento. O Heavy Metal aqui apresentado flerta com o Prog/Power Metal. Apesar de ter vocais femininos o som não descamba para o, já saturado, Gothic Metal. São 3 faixas e uma intro, onde “Soulitude” é a que mais se aproxima do Prog Metal, enquanto “Far Away to Feel” é a mais variada, e “Call of Insanity” a mais direta. Vale a pena conferir.
http://www.myspace.com/sacrificedbrazil

SAVE OUR SOULS – “FIND THE WAY” – Essa banda gaúcha bebe na fonte de Nightwish (com Tarja nos vocais), After Forever e Epica. Devo admitir que o peso contido neste trabalho é muito maior que o das bandas citadas, o que só vem a acrescentar no trabalho dos caras. Isso sem falar que os vocais de Melissa Ironn são muito afinados e bem encaixados. Completam a banda: Marlon Rivers (guitarras e backing vocals), Andrês Fontanella (bateria) e Diesel (baixo).
banda.saveoursouls@gmail.com

SLASHER – “BROKEN FAITH” – A melhor coisa é esperar algo inesperado, ainda mais quando esperamos algo não tão bom e ouvimos algo muito bom. Bem, filosofias à parte, esta banda do interior de São Paulo está cada vez mais consolidando seu nome na cena. O som aqui apresentado é um Thrash Metal com muitas características próprias. Não espere um Retro-Thrash, pois aqui a coisa soa moderna sem soar moda, entende? Influências de Slayer, Sepultura e Anthrax existem, mas o som aqui é bem próprio. Sabe o melhor disso tudo? A banda está prestes a lançar seu debut que irá se chamar “Pray For The Dead”.
www.slasher.com.br

SPREADING HATE – “NIGHTFALL” – É sempre bom nos depararmos com bandas assim. A banda se auto-rotula Melodic Death Metal, e é exatamente isso que eles fazem. Muitos acham o estilo saturado, mas coisas que ouvimos hoje, que se denominam assim, não passam de bandas de Metalcore tentando se camuflar. As influências aqui, só para citar algumas, são de Dark Tranquillity (dos primórdios), Children of Bodom e Gates of Ishtar, ou seja, a união de estilos como Death e Black Metal aliados à melodia. Os caras mandam muito bem, o instrumental é bem trabalhado, vocais bem encaixados e executados. São 5 faixas que matam nossa saudade de quando o Melodic Death Metal era Melodic Death Metal.
http://www.myspace.com/spreadinghate

STOND RENK’S – “BLOODY SOCIETY” – Infelizmente a produção deste trabalho deixou muito a desejar. Uma pena, já que o que se pode ouvir aqui parece ser de muita qualidade. Thrash Metal violento, com vocais que beiram o Black Metal. As influências variam de Kreator dos primórdios até Mayhem e Possessed, o que já mostra o talento dos caras. Com uma boa produção, tenho certeza que alçarão maiores vôos.
http://www.myspace.com/stondrenks

SRATOSFURY – Heavy Metal que une em som elementos do Symphonic Melodic Metal e até influências do AOR. O som irá agradar tanto fãs de Metal Melódico quanto fãs de Metal, passando ainda por saudosistas dos anos 80. O som mostra muita competência por parte do quinteto de Salto, interior de São Paulo, porém a produção não ajudou muito, principalmente para um som deste estilo, que exige algo mais cristalino. Os vocais de Guilherme ficaram muito na cara junto com os teclados, a bateria ficou num bom tom, enquanto as guitarras perderam um pouco de peso. O mais importante é que dá pra compreender tudo e ver que os caras possuem muito talento, e que, com uma produção melhor, eles irão alçar grandes vôos.
http://www.4shared.com/file/154387551/58b999ca/

TEMPLE OF MIST – “SOVEREIGN WINGS” – Bom, não sei se estou certo de publicar isto, mas tive o material disponível para download e o fiz, e por aí vai. Existem coisas engraçadas, porque quando parei para resenhar esta demo, fiz tudo que é de costume, pesquisei sobre a banda e nada. Quando olhei nos ‘artworks’ do arquivo pensei: “pode ser que os contatos estejam no encarte”, e sabe o que encontrei? Simplesmente a frase: “No contacts, fuck yourself!”. Engraçado, pra que fazer música então? Bem, vamos ao que mais interessa, ou seja, o trabalho que compões a demo. São 2 faixas e uma atormentada intro. O som é um Black Metal muito bom, cru, tosco e focado nos moldes antigos do estilo. Fãs de Mayhem, Possessed, Bathory e Blasphemy irão adorar o trabalho.
www.nocontactsfuckyourself.com (não existe)

TOXIC TRASH – “MUNDO DOENTE” – Mais uma banda que segue a linha do ‘revival’ do Thrash Metal oitentista e mais uma banda que se influencia pelas bandas brasileiras da época. Concluindo, o som é muito bom, raivoso e insano. As letras são cantadas em português e o som beira o grindcore em certos momentos, principalmente pela levada Hardcore dos instrumentos. Se a produção fosse menos prejudicada o trabalho ganharia muito mais em qualidade.
www.myspace.com/toxictrashattack

VANDROYA – ‘WITHIN SHADOWS” – Excelente banda. Heavy Metal de primeira linha, com vocais femininos, porém sem nenhuma influência de Gothic Metal. Pena que são apenas duas faixas, a belíssima “Why Should We Say Goodbye”, uma semi-balada de ótimo bom gosto, simplesmente perfeita e a faixa-título que é uma pedrada com quebradas a lá Angra. A banda é formada por Daisa Munhos (vocais), Marco Lambert e Rodolfo Pagotto (guitarras), Gee Perlati (baixo), Otávio Nuñez (bateria) e Kamila Fernandes (teclados).
www.vandroya.com/

VELHO – “VIDA LONGA AO PRIMITIVO” – Escelente Black Metal, ríspido, insano, cru e sem frescuras. As temáticas são ótimas, pois abrangem a misantropia pura e simplesmente, sem se rebaixar ao anti-cristianismo barato e ao saturado satanismo. As influências aqui são Burzum, Mayhem e Blasphemy, sem se esquecer de nomes nacionais como Nocturnal Worshipper e Amen Corner. As letras são cantadas em português. Ótimo trabalho!
www.myspace.com/velhoblackmetal

VIRUS FROM HELL – “THREAT” – Banda brasileira radicada em Londres, formada por Giovani Maia (vocais), Fabio Afonso e Luis Maldonalle (guitarras), Murilo Rassi (baixo) e Diogo Sertao (bateria). A banda possui longa bagagem e experiência, o que pode ser ouvido nas 3 faixas deste trabalho. O som é um Heavy Metal com pitadas de Thrash. O destaque aqui vai para rifferama de guitarra, que dá um toque especial para o trabalho. Os vocais de Giovani são agressivos, bem na linha Tim ‘Ripper’ Owens e a cozinha é muito boa.
http://www.myspace.com/infectedplace

VOCIFERATUS – Pra quem esperava mais uma banda de Black Metal com ‘aquelas produções’ horríveis, eu me dei mal. O som aqui é um Blackeneded Death Metal, sim na veia de nomes como Aeternus, Azarath e Acheron. O nível apresentado neste trabalho não fica devendo em nada para as bandas citadas, pelo contrário é no mínimo de semelhante qualidade. São quatro excelentes faixas, onde todas mantêm o mesmo nível de qualidade. Dedicado aos verdadeiros fãs da música extrema.
http://www.myspace.com/vociferatus

VULTURINE – “O CAMINHO DA MÃO ESQUERDA” – Black Metal, dedicado aos verdadeiros seres da escuridão e lamento. O som aqui é gélido, sombrio, melancólico e odioso. A banda já possui diversos trabalhos, dentre eles um ‘full lenght’, intitulado “Ossos... Òdio & Angústia”. Este EP data de 2007. São 3 faixas de ótima qualidade.
http://www.vulturineplague.com/

Por Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário