terça-feira, 30 de julho de 2013

Scibex – “Path To Omors” – 2013 – Independente (Nacional)

Se deixarmos levar pela capa (bem feinha, por sinal) não iríamos nunca distinguir a sonoridade praticada pelos mineiros do Scibex. Mas, como diz o ditado ‘nunca julgue um livro pela capa’, seguimos a recomendação e o som, que é o que realmente importa, não decepciona.

Formado em 2012 por Diogo Bald (vocal), Thales Valente e Lennon Oliveira (guitarras), João Paulo (baixo) – a banda ainda não conta com um baterista e não foi creditado quem gravou o instrumento no álbum – este é o primeiro full lenght do grupo, que antes havia lançado um single e um EP no mesmo ano de fundação.

O som do Scibex surpreende e, apesar de estar em evidência no cenário europeu, por aqui tem sido bem difícil encontrar bandas apostando no gênero. Afinal, não me vem à mente alguma banda brasileira que invista em um Avant-gard Black Metal com fortes influências de Progressivo e até um pouco de Space Metal.

Referências seriam bandas como Arcturus, Borknagar e Vintersorg. Mas a banda possui suas particularidades investindo em algo mais orgânico e apostando mais nas bases e riffs de guitarra, o que faz a sonoridade soar mais pesada. Os vocais de Diogo alternam limpos e os rasgados lembram os de Nagash, do falecido Covenant.

Músicas complexas, longas e com variação rítmica cheia de quebradas dão o tom do trabalho. Apesar de dinâmicas, as composições não possuem velocidade exacerbada e algumas passagens são até viajantes, além de possuírem melodia na medida certa. Destaque para Cryptic Confort Zone, Embrace Of Silicon, Being e Heralds Of Noosphere.

Não podemos deixar de mencionar a ótima produção, a cargo da banda e Rodrigo Nepomuceno (a masterização ficou por conta do renomado Brendan Duffey, no Norcal Studios), que contribuiu muito para a estrutura das músicas. Já temos um bom representante do Black Metal atual, ótimo disco.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário