quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Higher – “Higher” – 2014 – Independente (Nacional)

A banda Higher deu as caras este ano e de forma curiosa, já que seus integrantes eram músicos de Jazz e resolveram se enveredar pelos trilhos do Metal. A banda foi idealizada por Cezar Girardi (vocal) e Gustavo Scaranelo (guitarra), tendo Andrés Zúñiga (baixo, ex-professor do EM&T e colunista da revista Bass Player Brasil) e o baterista Pedro Rezende na cozinha.

O que mais chama atenção de início é que a banda não quis mesclar suas origens jazzísticas com o Metal e se há algo do gênero oriundo de Nova Orleans em sua música isso se mostra de maneira bem discreta. Afinal, as composições do debut são focadas no Heavy Metal e possuem peso e agressividade que surpreendem.

Mesmo soando objetiva, a música do quarteto é intrincada e possui rápidas quebradas, além de interessantes melodias. Guitarras técnicas e pesadas unidas a um baixo versátil e bateria forte, dão espaço para os bons vocais de Girardi que possui um timbre muito bom e une partes líricas com outras mais agressivas.

Interessante notar as levadas diferentes que a banda incrementa em suas músicas, com mudanças de andamentos repentinas. Destaque para Lie, Illusion, a power balada Break The Wall e a empolgante The Sign. Nota-se também uma veia erudita bem de leve nas músicas, o que é mais um ponto alto.

A produção de Gustavo Scaranelo buscou uma forma mais orgânica e dando ênfase ao equilíbrio dos instrumentos, o que fez o trabalho soar ainda mais Heavy Metal. O Higher com certeza foi uma aposta certeira onde os músicos atingiram seus objetivos e só têm a somar na música pesada.


8,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário