segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Maleficarum – “Trans Mysterium” – 2014 – Distro Rock Records/Feed Bizarre Records (Nacional)

Cinco anos após o debut “Inferno” (2009), os cearenses do Maleficarum retornam com “Trans Mysterium” e seu Black Metal calcado nas bandas tupiniquim do estilo e com influências enraizadas. Em uma bela embalagem digipack, o disco traz uma sonoridade que irá agradar em cheio aos mais fieis.

A velocidade é um dos elementos principais do trabalho, desde os riffs rápidos, passando por uma cozinha direta e coesa. Há quebradas interessantes, mas a banda opta por um som apocalíptico, cheio de raiva e agressividade. Melodia só de leve e os arranjos de teclados passam longe aqui.

As bases são estruturadas, tendo riffs diretos, ríspidos, típicos do estilo com uma produção que deixa o som mais cru e orgânico, com mixagem e masterização realizada no estúdio 746. Um fator importante e que chama atenção é a objetividade das músicas, já que a média é de três minutos e a banda sabe explorar bem esse tempo.

As letras cantadas em português abordam satanismo e, obviamente, anti-cristianismo e as vocalizações com timbres rasgados são pouco inteligíveis (o que não faz muita diferença). Destaque para Aqueronte e Noite do Terror, mas o disco todo possui um bom equilíbrio.

“Trans Mysterium” ainda trás duas bônus, sendo uma para Cântico Malígno das Sombras (originalmente lançada na demo auto-intitulada de 2009) e o outro para um ótimo cover da clássica Guerreiro de Satã, do Vulcano. Enfim, o segundo álbum do Maleficarum é mais uma obra que acrescenta valor ao Black Metal brasileiro.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário