quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Mindcrafter – “Signs Revealed”

(2015 – Nacional)

MS Metal Records

“Signs Revealed”, primeiro disco do Mindcrafter, é um trabalho complexo desde o início de sua concepção, passando por sua produção até a sonoridade. O disco começou a ser gravado em 2012 e levou dois anos pra ser concluído devido à saída de alguns membros na metade do percurso. Foi terminado pelo vocalista e guitarrista Phelipe Henriques (líder do grupo). Gravaram o disco – ou metade dele - Pedro Mattos (guitarra), Mariano Belém (baixo), Vinicius Moniz (vocal) e Gustavo Rodrigues (bateria), além de Schneider Souza.

O álbum é conceitual e sua temática gira em torno de três personagens que foram desenvolvidos – The Night Wizard; Avatar e Black Crowned Heart (vilão). A história é inspirada na relação sobrenatural de seres humanos com seus personagens e da saga do Avatar em sua viagem para o desconhecido.

A sonoridade segue a linha Prog Metal, e mostra algo intrincado. Em primeira instância é preciso diversas audições para digerir “Signs Revealed” que possui uma musicalidade que lembra a banda canadense FEN, porém mais densa e pesada. Quebradas e viradas inesperadas, além de mudanças de ritmo fazem parte de toda audição. Lembrando que complexo não significa ruim, mas requer mais atenção.

Claro, isso mostra a qualidade dos músicos e principalmente de Phelipe como compositor. Ainda bem que as músicas ao mesmo tempo em que transparecem a técnica, conseguem possuir ‘feeling’, algo muito raro de se aliar, mas que aqui está bem equilibrado.

Apesar de vários momentos dissonantes e atípicos, a melodia imposta e o peso aqui fazem com que o disco seja mais fácil de ser apreciado. Destaque para The Night Wizard, A Warrior’ Blaze que possui ritmo brasileiro e a tensa During The Storm. A produção do disco feita no HR Estúdio também colabora muito com o resultado final, assim como a bela arte da capa e do encarte. Um ótimo trabalho!


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário